Mudança no letreiro de ônibus e novas linhas: confira alterações do transporte público de Presidente Prudente
21/02/2026
(Foto: Reprodução) Começa segunda fase do transporte coletivo a partir de domingo, 15 de março, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/Prefeitura
O transporte público de Presidente Prudente (SP) está com diversas mudanças que, segundo a prefeitura, são para melhorar a mobilidade dos moradores. Entre eles, a ativação de linhas expressas em outros pontos da cidade, operadas pela SOU Prudente.
A mudança teve início em 1º de janeiro, enquanto a segunda fase está prevista para 15 de março e a última para 29 de março. A implantação do modelo visa garantir aos usuários mais agilidade nos deslocamentos, segundo a prefeitura.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Enquanto novos trajetos de duas linhas expressas, X01 e X02, terão alteração no trajeto a partir desta segunda-feira (23), ao incluir o Terminal do Hospital Regional (HR) no percurso, ampliando o acesso e facilitando o deslocamento de quem mora na zona leste da cidade até a unidade hospitalar.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com a mudança, o itinerário ficará da seguinte forma:
Sentido Ida (X01): saída do Terminal Ana Jacinta, Praça do Wi-Fi, Terminal Zona Sul, Terminal do HR, Praça 9 de Julho, Terminal Central e Terminal Zona Leste.
Sentido Volta (X02): saída do Terminal da Zona Leste, passando pelo Terminal Central, Praça 9 de Julho, Terminal do HR, Terminal Zona Sul e Terminal Ana Jacinta.
Letreiro do ônibus
Além disso, os moradores também poderão observar a mudança no nome do letreiro dos veículos. Conforme a prefeitura, algumas linhas de ônibus terão novas nomenclaturas. Entenda abaixo:
Initial plugin text
A Prefeitura de Presidente Prudente informou que os letreiros foram pensados para facilitar a vida do usuário. Cada letra e cada número têm um significado. Um exemplo é a linha A05CB - Parque Furquim, que começa a rodar a partir de 15 de março.
a primeira letra indica o terminal de origem: a letra A significa que o ônibus sai do Terminal 9 de Julho;
os números 05 identificam a linha;
as letras C e B mostram os outros terminais por onde o veículo vai passar (C = Terminal Zona Leste e B = Terminal Central);
Em seguida, o nome da linha, que neste caso será Parque Furquim.
Ou seja, ao olhar o letreiro, é possível saber que esse ônibus sai do Terminal 9 de Julho e passa pelos terminais da Zona Leste e Central.
As linhas locais são identificadas pelas letras do alfabeto, de A até K, que também representam os terminais. Já as linhas expressas, aquelas que param somente nos terminais e estações, são identificadas pela letra X no início do letreiro.
Confira a identificação dos terminais:
A – Terminal 9 de Julho
B – Terminal Central
C – Terminal Zona Leste
D – Terminal Zona Norte
E – Terminal Zona Oeste
F – Terminal Zonal Sul
G – Terminal Museu
H – Terminal Ana Jacinta
I – Terminal HR
J – Terminal João Domingos
K – Terminal Damha
Enquanto na segunda fase, que começa em 15 de março, entram em operação as linhas que partem dos terminais A (9 de Julho), B (Central), C (Zona Leste), D (Zona Norte), E (Zona Oeste) e G (Museu), passando por outros terminais ao longo do trajeto.
A prefeitura reforça que as linhas que partem do Terminal J entram em operação apenas na última fase da mudança, no dia 29 de março. As demais, com exceção das citadas acima, também começam a funcionar na etapa final.
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM